
O sistema de transportes públicos é racionalizado e sintetizado neste esquema onde se pode verificar uma linha de comboio com paragem em Lisboa – Sta. Apolónia, na estação do Braço de Prata ( actualmente com grande importância, no sentido em que distribui a partir daí para o Areeiro, Entrecampos, etc… ), e na estação do Oriente. A linha de comboio existente perde, no entanto, quase toda a relevância a nível de passageiros, uma vez que o seu traçado beneficiará principalmente as actividades portuárias.
Já em relação à linha do eléctrico não se pode dizer o mesmo. Isto porque a nossa intenção é reactivá-la, embora com um traçado ligeiramente diferente, assegurando a ligação do Oriente com a Baixa e restante marginal lisboeta. O atravessamento da nossa proposta, e fazer a ligação mais directa entre toda a marginal de Lisboa através do eléctrico parece-nos importante uma vez que não representa barreiras nem físicas nem visuais e garante a união de diversos focos urbanos espalhados longitudinalmente.
Por fim, o circuito de autocarros também já existente no presente e que continuará a servir os cidadãos a uma escala ainda mais próxima e bairrista.
Com a permeabilidade da margem consegue-se definir linhas de circulações paralelas ao rio, de modo a que todas as pessoas que usam os transportes públicos mantenham uma relação próxima com este, sem, no entanto, perturbar a calma ribeirinha ( associada a habitação ), todo o seu funcionamento e sem contribuir com qualquer tipo de poluição.
No comments:
Post a Comment